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Universidade Federal do Ceará
Curso de Engenharia de Telecomunicações

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Perguntas frequentes

A coordenação do curso de Engenharia de Telecomunicações concentra aqui informações sobre perguntas e procedimentos administrativos de interesse frequente do corpo discente.

Aproveitamentos de Estudos

Os pedidos de aproveitamento de estudos poderão ser efetuados pessoalmente na secretaria da Coordenação do Curso de Engenharia ou via correio eletrônico enviado pelo interessado através, preferencialmente, de e-mail institucional (domínio alu.ufc.br) dirigido ao email da coordenação com o título “[Aproveitamento de Estudos] – Nome Completo do Aluno”. Em ambos os casos, o aluno deve entregar em formato PDF (p. ex., em pendrive ou como anexos à mensagem de correio eletrônico) toda a documentação necessária ao processo de aproveitamento, incluindo ementas oficializadas pela IES de origem das disciplinas para as quais se deseja pleitear o aproveitamento, ementas oficializadas das disciplinas de outros cursos da UFC para as quais se deseja pleitear o aproveitamento, histórico escolar com as notas das referidas disciplinas bem como o formulário de solicitação de aproveitamento de estudos nos formatos PDF (com assinatura) e DOC (apenas preenchido). Documentações complementares poderão ser solicitadas pela coordenação de acordo com o caso.

Legislação pertinente: Provimento nº 01/CONSUNI de 14 de agosto de 2019 , Portaria nº 103/2019 de 20 de setembro de 2019Regimento Geral da UFC (Art. 95 a 98)

Atividades Complementares

Desde 2022, o aproveitamento das atividades complementares dá-se através do SIGAA em aba específica para isso. Preenchendo todos os campos e etapas (que incluem anexar os documentos comprobatórios da atividade preenchida, carga horária para aproveitamento, entre outras), o SIGAA disponibiliza aquela atividade para homologação ou não da coordenação de curso sobre o pedido feito .

Deve-se destacar que esse procedimento pode ser feito pelo discente regularmente matriculado a qualquer momento durante o curso. Outro ponto de destaque é a importância da leitura do Manual de Atividades Complementares, pois lá estão descritas as regras de aproveitamento de cargas horárias específicas, bem como os tipos de atividades.

Criação de Email Institucional de Aluno

A Universidade Federal do Ceará oferece a seus alunos a criação de endereços de e-mail institucionais de aluno (domínio alu.ufc.br) através do Webmail UFC. A Coordenação recomenda a utilização do Webmail da UFC por parte dos alunos para todas as suas interações com a coordenação.

Desbloqueio de Matrícula

Conforme esclarecido no site da Prograd,  o estudante de graduação tem sua matrícula no semestre subsequente bloqueada após contrair duas reprovações por freqüência na mesma disciplina ou atingir um total de quatro reprovações por freqüência em disciplinas do curso. O desbloqueio de matrícula poderá ser feito, durante o período de matrícula curricular e institucional, na secretaria da coordenação de curso através da assinatura pelo estudante do Termo de Compromisso atestando que o mesmo está ciente de que qualquer outra reprovação por freqüência causará o cancelamento definitivo de sua matrícula.

Para maiores informações, consulte o site da Prograd.

Distinção Acadêmica

Os alunos que atendam aos critérios estabelecidos na Resolução nº 45/CONSUNI, de 26 de julho de 2018 poderão solicitar distinção acadêmica enviando por email requerimento à coordenação no período previsto no Calendário Universitário acompanhado das devidas comprovações.

Disciplinas Obrigatórias, Optativas e Equivalentes

A definição de quais disciplinas são obrigatórias, equivalentes, e optativas está descrita na Estrutura Curricular do Curso de Engenharia de Telecomunicações. A mesma está disponível no SIGAA. Conforme está descrito no Guia do Estudante da UFC, para consultar a Estrutura Curricular do curso, basta no menu “Ensino” e, depois, na opção “Consultar Estrutura Curricular”.

Limite de Créditos para Disciplinas Optativas Livres

Atualmente, os alunos do curso de Engenharia de Telecomunicações podem cursar até 12 créditos (que equivalem a 192 horas-aula) em componentes curriculares optativas livres, ou seja, componentes curriculares de quaisquer cursos da UFC que não estão listadas como obrigatórias, equivalentes ou optativas na estrutura curricular do curso. Para saber quais são as componentes curriculares previstas no estrutura curricular do curso como obrigatórias, equivalentes e optativas, é só acessar o SIGAA, clicar no menu “Ensino” e, depois, na opção “Consultar Estrutura Curricular”, conforme orienta o Guia do Estudante da UFC.

Matrícula em Trabalho de Conclusão de Curso

Atualmente, a matrícula na atividade de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é realizada através de solicitação enviada pelo discente para o email da Coordenação do curso. O estudante deverá solicitar à Coordenação o formulário específico para detalhamento de sua proposta de TCC. O  discente deverá então, juntamente com seu professor-orientador de TCC, preencher o formulário com sua proposta de TCC e coletar as assinaturas necessárias. O formulário preenchido deve ser assinado: 1o.) pelo discente; 2o.) pelo professor-orientador do TCC; 3o.) pelo chefe do Departamento de Engenharia de Teleinformática (DETI), e finalmente; 4o.) pela Coordenação. Após coletar a assinatura do chefe do DETI, o formulário com a proposta de TCC deverá ser encaminhado por email à Coordenação do curso para apreciação em reunião de seu colegiado. Após aprovação em reunião, o formulário será assinado pela Coordenação e a matrícula do estudante na atividade de TCC será efetivada.

Status de Matrícula

No início de cada semestre, antes (ou no ínicio) do período de matrícula, é importante que os discentes consultem seu status de matrícula no SIGAA para verificar se a matrícula está ativa ou em outra situação (p.ex., cancelada, bloqueada, em mobilidade, matrícula institucional, etc.) que requeira alguma ação  por parte do discente junto à PROGRAD ou à Coordenação. O status da matrícula pode ser obtido, por exemplo, no histórico escolar. De acordo com o status, algumas ações têm que ser tomadas pelo discente para ajustar (regularizar) sua matrícula. É de responsabilidade do discente o acompanhamento do status da matrícula e a tomada de providências, junto à PROGRAD ou à Coordenação e dentro dos prazos estabelecidos no calendário universitário, que se façam necessárias.

Trancamento Parcial de Matrícula

As solicitações de Trancamento Parcial de Matrícula, tanto para disciplinas semestrais quanto anuais, devem ser encaminhadas à Coordenação via correio eletrônico enviado pelo interessado através, preferencialmente, de e-mail institucional (domínio alu.ufc.br) dirigido ao email da coordenação com o título “[Trancamento Parcial de Matrícula] – Nome Completo do Aluno”. Os pedidos serão efetivados desde que o aluno solicitante se mantenha matriculado em disciplinas com a carga horária mínima de 64 horas no semestre letivo. Os pedidos serão recebidos até as 13 horas da data limite estabelecida no Calendário Universitário. O aluno não poderá solicitar o Trancamento Parcial no semestre de ingresso no curso, nem quando já tiver completado o prazo máximo para a sua integralização curricular. Também não será permitido trancar um mesmo componente curricular mais de uma vez, exceto por motivo de doença devidamente comprovado pelo Serviço Médico da Universidade (Coordenadoria de Perícia e Assistência ao Servidor e Estudante – CPASE).

Legislação pertinente: Provimento Nº 02/CONSUNI, de 26 de julho de 2018 (em vigor desde 02 de janeiro de 2019).

Trancamento Total

O aluno pode requerer o Trancamento Total válido por um semestre, preenchendo o formulário padrão, anexando as comprovações da incompatibilidade com as atividades acadêmicas referente a um dos seguintes fatos geradores: Doença, Mudança de domicílio, Exercício de atividade laboral e Obrigação de ordem militar. No primeiro caso a solicitação deve ser feita diretamente à (CPASE), nos demais, será junto à coordenação do curso.

ATENÇÃO! Caso o fato gerador ocorra antes ou durante o período de matrícula regular, a solicitação só poderá ser feita no decorrer do referido período de matrícula regular. Para as demais situações ocorridas ao longo do semestre letivo, a solicitação deverá ser feita no prazo de até quinze dias da ocorrência do fato gerador, não podendo ultrapassar o último dia letivo do semestre.

Para maiores informações sobre os fatos geradores e as comprovações necessárias, consultar Portaria nº 47/2019, de 17 de janeiro de 2019

Cadastro de Estágio Não Obrigatório

Desde 15 de setembro de 2022, o  Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) possui um módulo de estágios, que permite o cadastro de documentos do tipo Termo de Compromisso de Estágio, Aditivo, Relatório e Rescisão de Estágios sem a necessidade de agendamento virtual na Agência de Estágios.

O passo a passo da nova funcionalidade está disponível no Manual do Módulo Estágios do SIGAA. Até que a ferramenta esteja sob pleno domínio de alunos e docentes, a Agência manterá o agendamento virtual diário no SIGAA. Dúvidas devem ser encaminhadas para o e-mail estagios@ufc.br ou verificar o sítio aqui.

Após o passo a passo descrito no vídeo, o professor orientador deve homologar o pedido do aluno dentro do SIGAA. Sem essa homologação o estágio não está cadastrado, pois o ciclo do processo ainda não fecha.

Outro ponto importante é a verificação, por parte do discente, no preenchimento dos horários de estágio pois o SIGAA pode indeferir pedido de matrícula em alguma disciplina que haja choque de horário.

Cadastro de Estágio Obrigatório

Para o estágio obrigatório, o procedimento também é feito no SIGAA mas em um fluxo distinto. O cadastro no SIGAA exige a matrícula na disciplina TI-0134 ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Dessa forma, antes de tudo, o aluno deve procurar um professor orientador e formalizar tal aceite para a coordenação. Isto pode ser feito através de um documento assinado pelo professor ou pelo envio de um email do mesmo com cópia para o aluno e a coordenação do curso (telecom@ufc.br). Feito isso, o colegiado do curso avaliará o pedido para que, somente então, o discente seja matriculado em TI 0134 pela coordenação do curso. A partir do deferimento da matrícula, o estudante deve iniciar o procedimento de cadastro desse tipo de estágio no SIGAA, e observará que no campo DISCIPLINA estará disponibilizada a disciplina TI0134.

Por fim, os discentes devem atentar que assim como qualquer componente curricular os mesmos estão sujeitos a reprovação. O estudante deve entregar os relatórios e outras instruções gerais presentes no  Manual de Estágio Supervisionado do Curso.

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