Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:PortuguêsEnglish
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Curso de Engenharia de Telecomunicações

Área do conteúdo

Perfil do Egresso

O Engenheiro de Telecomunicações formado na UFC deverá ter uma sólida formação técnica, científica e profissional e estará apto a desenvolver e gerenciar projetos e empreendimentos de telecomunicações e seus respectivos equipamentos, sistemas, redes e serviços, com aplicações nas mais diversas atividades profissionais atendendo, assim, às demandas da sociedade e do mercado de trabalho, apresentando as seguintes características em sua atuação profissional:

  1. Ter visão holística e humanista, ser crítico, reflexivo, criativo, cooperativo e ético e com forte formação técnica;
  2. Estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora;
  3. Ser capaz de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia;
  4. Adotar perspectivas multidisciplinares e transdisciplinares em sua prática;
  5. Considerar os aspectos globais, políticos, econômicos, sociais, ambientais, culturais e de segurança e saúde no trabalho;
  6. Atuar com isenção e comprometimento com a responsabilidade social e com o desenvolvimento sustentável.

Este perfil de egresso está alinhado com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os Cursos de Engenharia (Resolução CNE/CES nº 2, de 24 de abril de 2019) e se desdobra em Competências Gerais (CGs) e Competências Específicas (CEs) a seguir detalhadas.

Competências Desenvolvidas

Considerando a Resolução  nº 1073/2016 do CONFEA, que define competência como capacidade de utilização de conhecimentos, habilidades e atitudes necessários ao desempenho de atividades em campos profissionais específicos, obedecendo a padrões de qualidade e produtividade, e a atualização proposta pela Resolução nº 2 do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior (CNE/CES), de 24 de abril de 2019, o colegiado do curso e o NDE avaliou e estabeleceu as competências gerais e específicas listadas abaixo, tendo como base as características do perfil do egresso, anteriormente listadas. A seguir são listadas as competências gerais e objetivos de aprendizagem, de acordo com a Resolução CNE/CES  nº2/2019, Art. 4º, que o curso em Engenharia de Telecomunicações da Universidade Federal do Ceará deverá proporcionar aos seus egressos:

Competências Gerais

Competência Geral (CG) Objetivos de Aprendizagem (OA)
CG1 – Formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto. OA1a –  Utilizar técnicas adequadas de observação, compreensão, registro e análise das necessidades dos usuários e de seus contextos sociais, culturais, legais, ambientais e econômicos.
OA1b –  Formular, de maneira ampla e sistêmica, questões de engenharia, considerando o usuário e seu contexto, concebendo soluções criativas, bem como o uso de técnicas adequadas.
CG2 – Analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação. OA2a –  Modelar os fenômenos e os sistemas físicos e químicos utilizando ferramentas matemáticas, estatísticas, computacionais e de simulação, entre outras.
OA2b –  Prever os resultados dos sistemas por meio dos modelos.
OA2c –  Conceber experimentos que gerem resultados reais para o comportamento dos fenômenos e sistemas em estudo
OA2d –  Verificar e validar os modelos por meio de técnicas adequadas.
CG3 – Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos. OA3a –  Conceber e projetar soluções criativas, desejáveis e viáveis, técnica e economicamente, nos contextos em que serão aplicadas.
OA3b –  Projetar e determinar os parâmetros construtivos e operacionais para as soluções de Engenharia
OA3c –  Aplicar conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de Engenharia.
CG4 – Implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia. OA4a –  Aplicar os conceitos de gestão para planejar, supervisionar, elaborar e coordenar a implantação das soluções de Engenharia.
OA4b –  Gerenciar tanto a força de trabalho quanto os recursos físicos no que diz respeito aos materiais e à informação.
OA4c –  Desenvolver sensibilidade global nas organizações.
OA4d –  Projetar e desenvolver novas estruturas empreendedoras e soluções inovadoras para os problemas.
OA4e –  Realizar a avaliação crítico-reflexiva dos impactos das soluções de Engenharia nos contextos social, legal, econômico e ambiental.
CG5 – Comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica. OA5a –  Expressar-se adequadamente, seja na língua pátria ou em idioma diferente do Português, inclusive por meio do uso consistente das tecnologias de informação e comunicação (TICs), mantendo-se sempre atualizado em termos de métodos e tecnologias disponíveis.
CG6 – Trabalhar e liderar equipes multidisciplinares. OA6a –  Interagir com as diferentes culturas, mediante o trabalho em equipes presenciais ou a distância, de modo que facilite a construção coletiva.
OA6b –  Atuar de forma colaborativa, ética e profissional em equipes multidisciplinares, tanto localmente quanto em rede.
OA6c –  Gerenciar e liderar projetos, de forma proativa e colaborativa, definindo as estratégias e construindo o consenso nos grupos.
OA6d –  Reconhecer e conviver com as diferenças socioculturais nos mais diversos níveis em todos os contextos em que atua (globais/locais).
OA6e –  Preparar-se para liderar empreendimentos em todos os seus aspectos de produção, de finanças, de pessoal e de mercado.
CG7 – Conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão. OA7a –  Compreender a legislação, a ética e a responsabilidade profissional e avaliar os impactos das atividades de Engenharia na sociedade e no meio ambiente.
OA7b –  Atuar respeitando sempre a legislação, e com ética em todas as atividades, zelando para que isto ocorra também no contexto em que estiver atuando.
CG8 – Aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação. OA8a –  Assumir atitude investigativa e autônoma, com vistas à aprendizagem contínua, à produção de novos conhecimentos e ao desenvolvimento de novas tecnologias.
OA8b –  Aprender a aprender.

 

Competências Específicas

Competência Específica (CE) Objetivos de Aprendizagem (OA)
CE1 – Projetar, desenvolver e gerenciar redes de telecomunicações, observando as normas técnicas, as necessidades dos usuários e as boas práticas sociais e ambientais. OA1a –  Dimensionar redes e sistemas de telecomunicações para situações de curto, médio e longo alcance, em meio guiado ou não-guiado, em diferentes partes do espectro eletromagnético, e em canais terrestres, aquáticos ou espaciais, respeitando as normas técnicas e regulamentações ambientais.
OA1b –  Desenvolver técnicas de gerenciamento de redes de telecomunicações, concebendo soluções otimizadas para as necessidades dos usuários e gestores das redes, utilizando de forma eficiente os recursos das mesmas.
CE2 – Realizar testes de aceitação e inspeção em dispositivos, equipamentos, sistemas e redes de telecomunicações, observando as normas técnicas e as necessidades dos usuários. OA2a –  Conduzir testes de conformidade de redes de telecomunicações e seus componentes, considerando os indicadores de conformidade e normas técnicas aplicáveis.
OA2b –  Verificar o funcionamento e operação de redes de telecomunicações e seus componentes, considerando os indicadores de desempenho e normas técnicas aplicáveis.
CE3 – Fiscalizar, executar vistorias e perícias, emitir laudos técnicos e estudos de modelagem e de viabilidade de dispositivos, equipamentos, sistemas e redes de telecomunicações, observando as normas técnicas, as necessidades dos usuários e as boas práticas sociais e ambientais. OA3a –  Modelar, segundo critérios técnicos, científicos e normativos, as redes de telecomunicações e seus diferentes elementos, bem como realizar medições e verificar a observância às normas técnicas.
OA3b –  Redigir laudos e relatórios técnicos detalhando a situação, adequações e/ou inadequações às normas técnicas, observadas durante a análise dos dispositivos, equipamentos, sistemas e redes de telecomunicações, bem como as necessidades dos usuários e as boas práticas sociais e ambientais.
CE4 – Operar e manter dispositivos, equipamentos, sistemas e redes de telecomunicações, observando as normas técnicas. OA4a –  Realizar atividades de operação, manutenção, ajuste e otimização de dispositivos, equipamentos, sistemas e redes de telecomunicações.
OA4b –  Gerenciar recursos físicos e humanos na operação, manutenção, e otimização de dispositivos, equipamentos, sistemas e redes de telecomunicações.
CE5 – Analisar projetos, prestar consultoria e orientação técnica, supervisionar, coordenar e executar estudos e projetos de equipamentos, sistemas e redes de telecomunicações, compreendendo o seu contexto e observando as normas técnicas. OA5a –  Elaborar e analisar projetos, inclusive de consultoria, utilizando metodologias modernas de gestão de projetos e serviços de telecomunicações.
OA5b –  Utilizar boas práticas de gestão de projetos e serviços de telecomunicações, incluindo gestão de escopo, tempo, qualidade, riscos, custos, comunicação, e recursos humanos, resultando em soluções eficientes.
CE6 – Conceber, desenvolver e implementar protocolos, aplicativos e serviços de telecomunicações para Internet, observando as normas técnicas, as necessidades dos usuários e as boas práticas sociais. OA6a –  Analisar e propor protocolos, aplicativos e serviços de comunicação, de forma a viabilizar uma comunicação eficiente entre os diferentes elementos da rede e a Internet, considerando as necessidades dos usuários envolvidos e o contexto sociocultural, econômico e ambiental.
OA6b –  Analisar a conformidade de protocolos, aplicativos e serviços de comunicação de acordo com normas técnicas e necessidades e regulamentações socioambientais.
CE7 – Participar da elaboração, modificação, avaliação, verificação da adequação e cumprimento de normas, padrões e regulamentos relacionados às telecomunicações, sempre considerando contextos social, legal, econômico e ambiental. OA7a –  Acompanhar a evolução dos processos de padronização de redes de telecomunicações, considerando as normas técnicas e aspectos regulatórios, mantendo-se atualizado com as mesmas.
OA7b –  Contribuir para o processo de discussão e elaboração de normas técnicas, considerando os fóruns de discussão das mesmas em seus contextos social, legal, econômico e ambiental.
CE8 – Realizar pesquisa, desenvolvimento e inovação e participar como agente no desenvolvimento de novas tecnologias. OA8a –  Pesquisar e compreender as tecnologias mais recentes no estado-da-arte empregadas nos sistemas e equipamentos de telecomunicações.
OA8b –  Atuar de forma inovadora, propondo e desenvolvendo novas técnicas e métodos que permitam avançar o estado-da-arte das tecnologias empregadas nos sistemas e equipamentos de telecomunicações.

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo