Estudo do GTEL ganha prêmio de melhor artigo da revista “IET Communications”
Data da publicação: 16 de agosto de 2018 Categoria: NotíciasProfessores do curso de Engenharia de Telecomunicações têm artigo premiado
Um estudo de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Teleinformática da Universidade Federal do Ceará venceu o prêmio de melhor artigo do ano pela IET Communications, periódico de referência na área de telecomunicações promovido pelo Institute of Engineering and Technology, uma das maiores instituições de engenharia do mundo, com mais de 168 mil membros em 150 países.
O trabalho intitulado “Massive MIMO: survey and future research topics” teve ainda o maior número de downloads na última edição da revista, o que amplia o potencial de citação desse estudo da UFC em outras pesquisas. Os autores são os professores da UFC André de Almeida, Tarcisio Maciel e João Cesar Mota, membros do Grupo de Pesquisa em Telecomunicações sem Fio (GTEL), junto com o ex-aluno Daniel Araújo e em parceria com o Prof. Minho Jo, da Universidade da Coreia.
O artigo apresenta um survey (tutorial) sobre tecnologias de transmissão sem fio de múltiplas entradas e múltiplas saídas, em que um grande número de antenas (de dezenas a centenas) são empregadas em um transmissor/receptor. A tecnologia também é conhecida como “sistema MIMO massivo” e promete ganhos de capacidade e eficiência espectral se comparada às tecnologias utilizadas nas redes móveis celulares atuais.
Segundo o Prof. André de Almeida, “os sistemas MIMO massivos farão parte do futuro das telecomunicações sem fio, incluindo a 5a. Geração (5G) das redes móveis celulares”. Ainda de acordo com o pesquisador, o artigo apresenta uma visão geral sobre o assunto, discutindo os desafios envolvidos e apontando temas para pesquisas futuras.
SOBRE O GTEL – O GTEL foi criado no ano 2000 com a missão de desenvolver tecnologia em comunicação sem fio, através da pesquisa acadêmica e aplicada. Os trabalhos desenvolvidos visam sempre, através de modelos matemáticos, otimizar o uso da telefonia móvel para, em última análise, baratear custos e tornar o serviço mais confiável e seguro para os usuários, além de integrar as tecnologias atuais, viabilizando sua intercomunicação